EIXOS DE ATUAÇÃO > JUVENTUDES ATIVAS

Pré-vestibular Social

O Pré Vestibular Social do Muquiço tem como foco oportunizar aprendizados e trocas que gerem mudanças, que tragam visibilidade para a comunidade e, principalmente, desenvolvam agentes provedores de transformação conscientes de que podem e conseguem estar inseridos no mundo acadêmico. Dessa maneira, nossas atividades visam a implementação de um percurso pedagógico para a educação que permita o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a realização das provas de ingresso às universidades públicas e/ou privadas do Brasil.

Além disso, o percurso pedagógico do projeto também possibilitará o desenvolvimento de um planejamento de vida e/ou acadêmico para que o jovem estudante, orientado por profissionais da área educacional e psicossocial, consiga elaborar objetivos a serem alcançados em sua trajetória.

Portanto, este percurso é voltado para o ensino-aprendizagem de conhecimentos escolares clássicos, com ênfase para a entrada no cenário acadêmico, mas também relativos às experiências de vida, de cada indivíduo, que são capazes de ressignificar aprendizados de maneira a conseguirem aprofundar temas relevantes para realização dos objetivos propostos e sua permanência no campo acadêmico.

PÚBLICO

Moradores do Complexo do Muquiço, área de vulnerabilidade socioeconômica da cidade do Rio de Janeiro, a partir de 16 anos, que estejam interessados em ingressar em universidades públicas ou privadas do país.

CRONOGRAMA

As atividades têm seu início no mês de março e finalizam na semana após a segunda aplicação das provas do ENEM. Nosso cronograma de aulas se divide semanalmente de segunda a quinta no horário de 16:30 às 19:15.