NOSSOS EIXOS > DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Artilheiro

Artilheiro

O ARTilheiro é um projeto fomentado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte – LIE, com o objetivo de promover a educação integral de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica em bairros da zona norte e oeste do Rio de Janeiro. O projeto busca promover um percurso pedagógico que visa o desenvolvimento de competências e habilidades de forma integral, por meio de uma abordagem multidisciplinar. Esse desenvolvimento se dá por meio da conexão entre os conteúdos abordados em sala de aula e em campo. Para isso, ofertamos atividades pedagógicas (com debates sobre diferentes temas e atividades de investigação de problemas e intervenções), oficinas culturais (dança, capoeira, música e teatro) e atividades esportivas (futebol, voleibol, handebol e basquete).

Dessa forma, o projeto propõe uma aprendizagem multifacetada, facilitando a absorção dos conteúdos ministrados durante o projeto. Nossa metodologia acredita que o lúdico auxilia no processo de aprendizado, despertando a criatividade e facilitando a absorção dos conteúdos. Nesse sentido, um ser criativo contribui para o desenvolvimento humano ao observar o mundo e criticar, passando a ser um agente transformador que se expressa de diversas formas, com finalidade de difundir ideias, divertir e influir nas atitudes e comportamentos.

Para que isto aconteça, o contato sistemático com o universo cultural, artístico e suas diversas linguagens é essencial. Diante disso, a cultura e o esporte, dentro de um processo pedagógico, se entrelaçam, uma vez que o esporte faz parte da cultura brasileira.

Público

Crianças moradoras do Complexo do Muquiço, com idade entre seis e 11 anos, regularmente matriculadas na rede pública de ensino.

Números de impacto

O projeto ARTilheiro iniciou em março de 2022 e, desde então, atendeu 200 educandos, além de seus familiares, escolas e a comunidade de forma geral.

CRONOGRAMA

  • O projeto iniciou em março de 2022 e continuará em março de 2023.
  • Os novos beneficiários e os atuais serão cadastrados entre fevereiro e março de 2023.
  • As atividades de sala de aula, de esporte e as oficinas culturais serão executadas entre março e novembro, culminando numa apresentação final pautada na pedagogia de projetos.
  • Os beneficiários serão avaliados em março e monitorados ao longo do projeto.