NOSSOS EIXOS > DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Bola Pra Frente Meninas

Bola Pra Frente Meninas

O Bola Pra Frente, Meninas! é um projeto fomentado pela Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, que atenderá meninas entre seis e 17 anos, moradoras das oito comunidades do Complexo do Muquiço. O objetivo do projeto é promover a formação integral de meninas utilizando o esporte, a tecnologia e o empoderamento feminino como ferramentas. O projeto atenderá as educandas, de uma a duas vezes por semana, por meio de três etapas:

Etapa Empoderamento em Campo: Etapa de formação que contemplará os conceitos e práticas básicas do futebol, basquete, voleibol, tênis de mesa, futevôlei e handebol trabalhados no projeto através da metodologia do esporte educacional.

Etapa Formação Tecnológica (Chamando o VAR): Etapa de formação que contemplará a interação do indivíduo com foco em atividades virtuais, onde esporte e movimento serão os principais condutores temáticos das atividades propostas. Além disso, durante as atividades desta etapa, conceitos básicos para alfabetização digital.

Etapa Jogando no Campo Emocional: Etapa da formação que contemplará um processo de escuta qualificada e a potencialização de uma rede de apoio, a fim de desenvolver competências e habilidades voltadas para inteligência emocional no público participante.

Este processo compreenderá atividades de literatura (com foco na escrita de mulheres) e conteúdos que enalteçam e empoderem a figura da mulher enquanto agente transformador da sociedade.

Público

Meninas moradoras do Complexo do Muquiço, com idade entre seis e 17 anos, regularmente matriculadas na rede pública de ensino.

CRONOGRAMA

  • O projeto iniciará suas atividades em março de 2023.
  • As beneficiárias serão cadastradas entre fevereiro e março de 2023.
  • As atividades de sala de aula e de esporte serão executadas entre março e novembro.
  • As beneficiárias são avaliadas em março e monitoradas ao longo do projeto.