Acreditamos na formação humana enquanto um processo integral, que acontece ao longo da vida e em todos os ambientes em que o educando está inserido; seja na família, na escola ou na comunidade. Atuamos com a educação integral, que busca compreender o educando em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.

Para tanto, desenvolvemos o Programa Cruzamento Perfeito, que é um percurso formativo para crianças, adolescentes e jovens entre seis e 17 anos, promovendo a educação integral por meio do esporte e da cultura.

NOSSOS EIXOS > DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

CRUZAMENTO PERFEITO

O Programa Cruzamento Perfeito busca na dobradinha do Esporte + Cultura estimular o desenvolvimento e a construção de habilidades e competências, oferecendo atividades divertidas, que despertem a curiosidade e as múltiplas inteligências.

Trata-se de um percurso formativo, no qual os educandos estão divididos em seis ciclos etários, visando a construção de um currículo que o acompanhe da infância até o fim da adolescência.

O currículo do Bola Pra Frente é proposto em espiral e gradação, a fim de formar o seguinte perfil:

Adolescente plenamente alfabetizado, que tenha desenvolvido um planejamento de vida, ser humano comprometido com a comunidade, cidadão consciente dos seus direitos e deveres, praticante de uma vida saudável e conhecedor da diversidade cultural, mas também, do valor da sua própria cultura.

Desta maneira, o educando do Bola Pra Frente tem a oportunidade de rever os tópicos estudados em diferentes níveis de profundidade e, mais ainda, em diferentes abordagens e modos de representação, visto que um mesmo assunto pode ser abordado em seis ciclos formativos.

Curiosidade

Você sabia que o Bola Pra Frente iria se chamar Cruzamento Perfeito?

No fim dos anos 1990, este foi um dos nomes pensados durante o processo de fundação do Instituto, devido aos excelentes cruzamentos que Jorginho realizou durante toda a sua carreira como jogador profissional. No entanto, foi um nome vencido após votação. Como para o Bola o esporte é também uma linguagem, seu principal programa pedagógico para crianças e adolescentes resgata essa referência, exemplificando a combinação perfeita entre esporte e cultura.