NOSSOS EIXOS > DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Mais Que Uma Bola

Mais Que Uma Bola

O Mais que uma Bola é um projeto fomentado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte – LIE, com o objetivo de desenvolver integralmente adolescentes e jovens do Complexo do Muquiço utilizando uma abordagem focada na conexão entre o Brasil e Alemanha, por meio da cultura do futebol. O objetivo é promover a educação a partir de um entrelaçamento entre esporte e cultura, que é essencial para a organização do projeto, uma vez que o esporte é uma linguagem facilmente compreendida em todos os cantos do mundo. Além disso, o projeto visa expandir esse conhecimento para além das fronteiras nacionais, unindo educandos de Colônia (Alemanha) e Rio de Janeiro em prol de um currículo formativo que envolve esportes coletivos e conhecimentos sobre diversas culturas, englobando o letramento em língua estrangeira e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Nesse sentido, o contato com outras culturas que compartilham a paixão pelo esporte auxilia no processo de aprendizado, facilitando a absorção de conteúdos. Para que isto aconteça, o contato sistemático com o universo cultural do outro, por meio do esporte e suas linguagens, é essencial. Por isso, a cultura e o esporte, dentro de um processo pedagógico, se entrelaçam, uma vez que o esporte faz parte da cultura brasileira e de outras culturas ao redor do mundo. Assim, o projeto será desenvolvido em três etapas:

Etapa Batendo um Bolão: aulas de esporte, multiculturalismo e língua estrangeira, optando entre inglês, alemão ou ambos.

Etapa Segue o Jogo: intercâmbio cultural entre os estudantes brasileiros e alemães, tendo como cidades receptoras o Rio de Janeiro e Colônia (Alemanha), a fim de disseminar os conceitos culturais e esportivos aprendidos na etapa anterior.

Etapa Compartilhando a Jogada: realização de seminários sobre a cooperação entre Brasil e Alemanha voltados à difusão de melhores práticas de projetos sociais.

Público

Adolescentes e jovens moradores do Complexo do Muquiço, com idade entre 12 e 22 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino ou que já tenham concluído o ensino médio.

CRONOGRAMA

  • O projeto iniciou suas atividades em 2013 e desde então impactou vários educandos e famílias do Muquiço. Nessa nova etapa, iniciará as atividades em junho de 2023.
  • Os beneficiários serão cadastrados entre junho e julho de 2023.
  • As atividades de sala de línguas estrangeiras, de esporte e as oficinas multiculturais serão executadas entre junho de 2023 e maio de 2024.
  • Os beneficiários serão avaliados em junho e monitorados ao longo do projeto.
  • O intercâmbio cultural entre as cidades do Rio de Janeiro e Alemanha tem previsão de ocorrer entre junho e julho de 2024.