NOSSOS EIXOS > DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Bola Pra Frente em Ação

Bola Pra Frente em Ação

O Bola Pra Frente em Ação é um projeto fomentado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte – LIE, com o objetivo de promover a educação integral de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Complexo do Muquiço. Para isso, o projeto utiliza uma metodologia prática de aprendizado, unindo a teoria e a prática durante as atividades no intuito de promover a formação integral do público. 

Dessa forma, o projeto busca conectar os conteúdos abordados em sala de aula com os conteúdos abordados em campo, propondo uma aprendizagem de ação, onde a cada fim de aula os educandos terão a oportunidade de praticar o que foi compartilhado em grupo. Nesse projeto, os educandos frequentam as aulas duas vezes por semana, por meio de atividades ligadas às seguintes etapas:

Etapa Realidade em Campo: Etapa de formação que contemplará os conceitos e práticas básicas do futebol, voleibol, handebol e basquete trabalhados no projeto, por meio da metodologia do esporte educacional.

Etapa Realidade do VAR: Etapa de formação que contemplará a interação do indivíduo com foco em atividades virtuais, onde a experimentação e a robótica serão os principais condutores temáticos das atividades propostas. Além disso, serão trabalhados conceitos básicos para alfabetização digital.

Etapa Realidade do Campo Emocional: Etapa de formação que contemplará um processo de ensino-aprendizagem voltado para competências e habilidades que promovam o desenvolvimento de uma inteligência emocional no público participante.

Público

Adolescentes moradores do Complexo do Muquiço, com idade entre 12 e 17 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino.

CRONOGRAMA

  • O projeto iniciou em março de 2022 e continuará em março de 2023.
  • Os novos beneficiários e os atuais serão cadastrados entre fevereiro e março de 2023.
  • As atividades de sala de aula e de esporte serão executadas entre março e novembro.
  • Os beneficiários serão avaliados em março e monitorados ao longo do projeto.

Números de impacto

O projeto Bola Pra Frente em Ação iniciou em março de 2022 e, desde então, atendeu 154 educandos, além de seus familiares, escolas e a comunidade de forma geral.