Nosso propósito: transformação social

Nosso propósito: transformação social

 

Saber qual é o seu propósito é fundamental para o trabalho social e pedagógico. Saber aonde você quer chegar irá ditar quais caminhos você deverá seguir para alcançar o seu objetivo. Parece simples, mas é muito comum nos encontrarmos perdidos em caminhos diversos e sem foco justamente por não pararmos para pensar sobre qual é o nosso objetivo final e refletir se aquelas ações que estamos realizando vão ao encontro do que queremos ou estão nos distanciando e distraindo.

Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai, já dizia Sêneca; e uma organização social, que leva em sua existência a responsabilidade da transformação social deve voltar a sua missão em cada trabalho, cada atividade, para análise e reforço das suas ações.

E foi assim, pautados pela missão e comprometidos com o caminho onde desejávamos alcançar, que iniciamos em 2014 a tarefa de transformação da metodologia pedagógica do Instituto Bola Pra Frente, realizando grupos focais com todos os grupos etários atendidos pelo Instituto e ainda com aqueles que ainda não estavam matriculados, conversando com os pais, educadores, com as escolas e com a comunidade atendida.

Foi um profundo processo de imersão, construção, reconstrução e aprendizado. Em 2017, iniciamos a aplicação dos planos de aula, seguindo o nosso propósito de formação:

Adolescente plenamente alfabetizado, que tenha desenvolvido um planejamento de vida. Ser humano comprometido com a comunidade, cidadão consciente de seus direitos e deveres. Praticante de uma vida saudável, conhecedor da diversidade cultural, como também do valor da sua própria cultura.

Agora, damos início ao segundo semestre de 2018, onde após nosso merecido e necessário recesso de meio do ano em que realizamos o planejamento e a organização dos próximos meses, recebemos nossos educandos felizes e confiantes de que estamos no caminho certo, orientados por indicadores consistentes e baseados pela educação integral, que aborda o indivíduo sob o ponto de vista emocional, social e motor, um ser humano de múltiplas inteligências e que pode e deve ser estimulado em suas diversas potencialidades.

Vem 2º Semestre! Estamos prontos!

 

Renata Siqueira

Cientista Social/ Jornalista

Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais

Gerente de Suporte à Gestão do Instituto Bola Pra Frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *