Metodologia

Metodologia

A metodologia do Bola Pra Frente foi elaborada visando ao desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes atendidos. Para nós, essa integralidade só é possível de duas maneiras: se o ensino pelo movimento fizer parte do processo educacional e se estiver intimamente conectado com o contexto social do nosso público beneficiado.

Neste sentido, perceber o nosso educando como um ser integral pressupõe, inicialmente, que não pode haver distinção entre seu corpo e sua mente. Citando Elenor Kunz (KUNZ, 2006, p.20), para nós, o pensar é tão corporal como o correr. Sendo assim, desenvolvemos uma nova forma de tematizar o processo ensino-aprendizado, no qual a necessidade inerente do ser humano de se movimentar é respeitada e estimulada. Elaboramos um modelo de Educação Esportiva focado no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e na formação de valores nas crianças e adolescentes, sem envolvê-los demasiadamente no processo de treinamento de uma modalidade esportiva. Assim, a atividade esportiva não é mera recreação, muito menos está focada no rendimento, ao contrário, deve apresentar compromissos sociopedagógicos que visem ao desenvolvimento integral do educando.

 

De modo complementar, acreditamos que outra base fundamental para um trabalho educativo e de conscientização é o estabelecimento de uma relação íntima e permanente com o contexto social onde vivem os nossos educandos. Entendemos que o pedagógico não pode ser limitado apenas à sala de aula, devendo contemplar os principais núcleos onde eles estão inseridos: a família, a escola e a comunidade. Por isso, temos a preocupação de utilizar no processo ensino-aprendizagem gêneros significativos que estão a todo tempo na vida do educando e que façam sentido para eles. Neste contexto, o esporte é, sem dúvida, uma fonte de informação e interesse para um grande público, visto que sua prática é comum à realidade local e, ao mesmo tempo, universal.

A combinação do esporte com a educação, em um processo de desenvolvimento integral, imprime uma direção no comportamento das crianças e adolescentes participantes, que os levarão a atuar na realidade de maneira consciente, eficiente e responsável. Há um permanente estímulo, por parte dos educadores do Bola Pra Frente, para que esta direção de comportamento seja assumida pelos próprios alunos e não imposta, conscientizando-os quanto à informação e à formação. Informação como conhecimento da realidade, e formação como maneira de agir, que deve ser responsável, avaliando as consequências de seus atos.

De maneira prática, os educandos do Bola Pra Frente são agrupados em seis ciclos, de acordo com as faixas etárias, respeitando as etapas naturais do desenvolvimento humano:

Todos os Ciclos passam por quatro grandes áreas de conhecimento subdivididas por disciplinas:

Educação

Consiste no processo contínuo de desenvolvimento individual, conduzindo crianças e adolescentes na busca por competências pessoais, profissionais e sociais, que lhes serão úteis por toda a vida. Buscamos ensinar os nossos educandos a aprenderem continuamente em suas relações com os outros, com o meio e com o trabalho. A educação pressupõe o aprendizado de conhecimentos, conceitos e atitudes que vão além da sala de aula, mas também de elementos essenciais da educação formal que servirão de base para um melhor aproveitamento em todas as disciplinas.

A nossa linha de intervenção pedagógica está ancorada na promoção de atividades que desenvolvam habilidades de leitura e escrita, combatendo e prevenindo o analfabetismo funcional entre os nossos educandos. Pesquisas apontam que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita que, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante, pois esta é a principal ferramenta para aquisição de novos conhecimentos ao longo da vida, auxiliando, inclusive, na busca de informações sobre as profissões e um melhor planejamento de carreira.

Disciplina: Comunicação – Linguagens, códigos e suas tecnologias.

  • Língua Portuguesa e Matemática;
  • Tecnologia da Informação;
  • Qualificação pessoal;
  • Qualificação profissional;
  • Protagonismo na educação e no trabalho.

Esporte

Entendemos que o esporte não precisa necessariamente ser tematizado visando ao rendimento ou apenas ao lazer. Buscamos ir além das habilidades e conhecimentos técnicos necessários para praticar o esporte, o nosso objetivo é o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos. Utilizamos o conceito de alfabetização física, focando no desenvolvimento da capacidade coordenativa geral dos nossos educandos, que constitui a base do movimento humano e é condicionante para a aprendizagem motora ampla, para o bom desempenho de atividades cotidianas e também forma a base para as atividades de alto nível de rendimento em todos os esportes.

A prática esportiva, além de naturalmente ser um grande atrativo para o nosso público e desenvolver suas habilidades psicomotoras, transmite lições de como reagir em situações adversas, como administrar um resultado que lhe convém, como encarar adversários considerados melhores, entre outras situações. Valores como respeito a regras, liderança, trabalho em equipe e respeito ao próximo também são reforçados. Acreditamos que o desenvolvimento de diversos valores por meio de atividades bem direcionadas ajuda a potencializar as áreas de inteligências múltiplas formando um cidadão melhor preparado para os desafios da vida, nos campos educacional, esportivo, psicológico e social.

A nossa linha de intervenção pedagógica é baseada nos princípios do esporte educacional e do esporte de participação, tendo como finalidade alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer, evitando-se a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes.

Disciplina: Alfabetização física e esportes.

  • Experimentação;
  • Autonomia esportiva;
  • Conhecimento do corpo e os limites;
  • Desenvolvimento físico e motor;
  • Diversidade esportiva;
  • Vida ativa;
  • Protagonismo esportivo;
  • Habilidades motoras e psicomotoras.

Cultura

Acreditamos que todos os nossos educandos são produtores de cultura. A partir do momento que eles tomam consciência do mundo onde vivem, são capazes de captá-lo, expressá-lo e, consequentemente, transformá-lo. Entendemos a cultura para além das manifestações artísticas, como o teatro, a música, a dança e as artes plásticas. Para nós, ela está diretamente relacionada com as maneiras de atuar na vida social. Neste sentido, a imensa diversidade nas manifestações e dimensões culturais, tanto no micro quanto no macro ambiente, nos inspira a conduzir crianças e adolescentes neste processo de tomada de consciência sobre o mundo onde vivem e, sobretudo, de interação com ele. Essa necessidade de compreensão e interação cultural deve-se ao fato dessas culturas estarem cada vez mais conectadas, em uma sociedade globalizada e em permanente transformação. Nosso desafio é levar nossos educandos a conhecerem e se conectarem com esse mundo.

A nossa linha de intervenção pedagógica é baseada nos parâmetros curriculares nacionais, que focam na compreensão e valorização da diversidade cultural, baseada em três eixos: 1. Produzir (o fazer artístico); 2. Apreciar (leitura de imagens); e 3. Contextualizar (história da arte), utilizando o conceito das artes integradas. Atividades de intercâmbios culturais complementam esta construção pedagógica.

Disciplina: Artes integradas

  • Pluralidade cultural;
  • Crítica social;
  • Formação cultural brasileira;
  • História;
  • Intercâmbios;
  • Protagonismo na arte e na cultura.